Afinal, o que é Gamificação? Definições descomplicadas



A forma mais simples de explicar o conceito que eu encontrei está no livro “For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business”, para o autor gamificação é “o uso de elemento de jogos e técnicas de game design fora do contexto de jogos”, mais especificamente em ambientes que não são de jogos, o que acaba trazendo isso para a educação e para o ambiente corporativo.

Gosto de ressaltar que o ambiente educacional lançou mão de técnicas de ludicidade, que mais tarde o mercado empresarial chamaria de gamificação muito tempo antes. E ainda formam a maior parte das tentativas de gamificar até hoje, principalmente em escolas infantis - os jogo fazem cada vez mais parte da vida de crianças e jovens, então faz todo sentido que o conteúdo seja adaptado para essa realidade.

Voltando à definição, ela evoca uma questão interessante: Gamificação é técnica?

A resposta mais provável é que gamificação seja uma tecnologia. As técnicas mesmo são de Game Design, que é outra coisa. “Game Design não é código, arte, ou som. Não é sobre esculpir peças de um jogo ou pintar tabuleiros. Game Design significa elaborar as regras que possibilitam a essas peças ganharem vida” Essa é uma definição do livro “Designing Games a guide to engineering experiences” que eu gosto bastante, mas explica apenas metade das Skills de Gamificação.

Um Game Designer é a pessoa responsável por transformar um conceito de jogo em um plano de desenvolvimento para o jogo. Já um consultor de Game Design é a pessoa que vai incorporar esses elementos ao ambiente em questão.

Essa transição nem sempre é fácil, como sugeri acima o Game Design é uma das habilidades exigidas para a gamificação. A outra é o conhecimento sobre o mundo corporativo e suas práticas (Marketing digital, social media, processos operacionais, indicadores de resultados, definições estratégicas, branding...e por aí vai.)

Na maioria hegemónica dos casos os fatores de negócios tem um peso maior, afinal é quem paga por tudo. Então gamificação não é sobre construir completamente um jogo, há casos em que o cliente nem percebe que está sendo impactado por uma “parte de um jogo”, mas ele se sente motivado a seguir e é isso que importa.

Related

gamificação 5283155504473459427

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

Lançamento

item