Afinal, o que é Gamificação? Definições descomplicadas

https://www.storytellers.com.br/2017/09/afinal-o-que-e-gamificacao-definicoes.html
Gosto de ressaltar que o ambiente educacional lançou mão de técnicas de ludicidade, que mais tarde o mercado empresarial chamaria de gamificação muito tempo antes. E ainda formam a maior parte das tentativas de gamificar até hoje, principalmente em escolas infantis - os jogo fazem cada vez mais parte da vida de crianças e jovens, então faz todo sentido que o conteúdo seja adaptado para essa realidade.
Voltando à definição, ela evoca uma questão interessante: Gamificação é técnica?
A resposta mais provável é que gamificação seja uma tecnologia. As técnicas mesmo são de Game Design, que é outra coisa. “Game Design não é código, arte, ou som. Não é sobre esculpir peças de um jogo ou pintar tabuleiros. Game Design significa elaborar as regras que possibilitam a essas peças ganharem vida” Essa é uma definição do livro “Designing Games a guide to engineering experiences” que eu gosto bastante, mas explica apenas metade das Skills de Gamificação.
Um Game Designer é a pessoa responsável por transformar um conceito de jogo em um plano de desenvolvimento para o jogo. Já um consultor de Game Design é a pessoa que vai incorporar esses elementos ao ambiente em questão.
Na maioria hegemónica dos casos os fatores de negócios tem um peso maior, afinal é quem paga por tudo. Então gamificação não é sobre construir completamente um jogo, há casos em que o cliente nem percebe que está sendo impactado por uma “parte de um jogo”, mas ele se sente motivado a seguir e é isso que importa.