Warcraft, um pouco sobre seu universo transmidia


Então vieram as hordas de Orcs. Ninguém sabia de onde vinham tais criaturas e ninguém estava preparado para o terror que espalharam...

Vamos falar um pouco sobre jogos? Em especial os da série Warcraft e por um motivo interessante. Muita gente pode não reparar, mas sem dúvida ele “cultiva” um dos maiores universos de ficção da cultura pop/nerd, que eu julgo ser tão engajado com o público quanto Star Wars.
Afinal são 19 anos produzindo histórias em formatos de livros, Hqs, jogos e suas expansões. Cada uma contando um novo capítulo ou parte destes dramáticos mundos que vivem em guerra. Sobre óticas e personagens distintos.

Um player que esteja interessado apenas em conquistar poder pode chegar a altos níveis em menos tempo, mas se você gosta do roleplay que é se envolver e fazer parte da história então não se apresse.


Quer ter uma ideia de tudo isso? 


Eu passei 4 meses jogando cerca de uma hora por dia (algumas vezes mais ou menos) desbravando Azeroth no MMORPG, World of Warcraft. Tentando entender o que chamamos de Lore - que é exatamente o conhecimento sobre o universo. E no final deste tempo não tinha explorado na totalidade nem um continente, agora inclua outro (são dois) e mais outros mundos.

Incluíram? Ok, agora compreendam que eu joguei apenas com um personagem, uma raça conhecida como Tauren e que escolhi a classe paladino e que a história muda de acordo com a raça e classe que você escolhe. E que o jogo tem (atualmente) 14 raças divididas em 2 facções (For the HoOOorde!) e que cada uma dela tem classes e profissões particulares.



Parece um universo gigantesco não acham? 

E não é nem a metade... afinal World of Warcraft foi lançado após o aclamado jogo Warcraft III: Reign of Chaos - chamo a atenção aqui para um detalhe interessante. O que G. R. Martin faz em seus livros da série Cronicas de Gelo e Fogo, contando a história através de perspectivas dos seus personagens foi um dos fatores que fez esse terceiro game de Warcraft ser um sucesso.

Você acompanhava a história daquela guerra que começa pelos orcs, depois humanos, passando pela jornada sensacional de Arthas, o príncipe que se tornou herói dos Mortos Vivos, a próxima raça a ser controlada e terminando com os Elfos noturnos defendendo Azeroth de um perigo ancestral. Após isso veio uma expansão do jogo que iniciou uma nova jornada com novos personagens. 
Além de um enredo que te puxava de onde estivesse para dentro daquela realidade os jogos continham cinemáticas explodedoras de mentes, dando mais veracidade e emoção para tudo.  Quando o MMORPG Wow chegou, a história por trás de Warcraft já tinha uma legião de fãs, pessoas que além de acompanhar produziam suas próprias histórias dentro daquele universo que eles estudavam.

Experimente ir a um evento com fãs de World of Warcraft e perceberão que os mais viciados chegam a conhecer Azeroth mais do que eles conhecem o próprio planeta Terra!
Um ponto crítico é que nem todas histórias são bem amarradas e por vezes explicadas como “um artefato misterioso utilizado de uma maneira mais misteriosa pelo mago para invocar as forças que estavam ocultas a muito tempo”. Porém acredito que a profundidade com que o “atento” podia encontrar nos vários conteúdos relacionados aos mundos de Warcraft é o que despertavam o interesse em continuar cada vez mais no jogo.



E pra onde esse universo vai?


Já era de se esperar e aliás era implorado pelos fãs, mas tudo indica que essa história vai ganhar as telas do cinema e acredito que será na mesma época que a Blizzard irá lançar o Warcraft 4 para PC. Até lá a expansão continua no Wow.

Vale a pena assistir essa introdução ao mundo de World of Warcraft que a Blizzard traduziu quando o game chegou as terras tupiniquins.


Aqui na Wiki você pode ter uma descrição detalhada de partes desse enredo, assim como uma lista dos livros, card games, boardgames e outros produtos que foram lançados para a série.


Related

universo ficcional 6381002008731680644

Postar um comentário

  1. É muito bom. Eu tenho uma hunter pois gosto muito de andar e ver a história desse mundo. =]

    É muito, muito bem feito. Ele não se manteve com todo seu publico pagante esses anos todos atoa.

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão Anderson, passam de 10 milhões de pagantes durante vários anos e porque a empresa sabe usar o poder da sua história para encantar os fãs.

    E isso só acontece porque eles entendem muito bem como funciona o seu universo, aonde existem possibilidades e como utilizar alguns elementos que foram deixados de lados em dados momentos e que em outros são trazidos a tona, surpreendendo os jogadores.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

item