STORYTELLING ALÉM DA NOVELA DAS 9

https://www.storytellers.com.br/2013/11/storytelling-alem-da-novela-das-9.html
Não é novidade a ninguém que o mercado editorial
no Brasil é um tanto devagar em comparação ao resto do mundo. Em terras
tupiniquins, bastam cerca de 15 mil exemplares vendidos para um livro figurar
entre os mais vendidos. O que, em um território de mais de 200 milhões de
habitantes, convenhamos, não é nem 0,01% de livros por habitante.
Agora, imagine anunciar um livro todos os
dias para mais de 6 milhões de consumidores interessados na história? Esse é o
caso de “Amor de Nicole”, o livro que o personagem e escritor Thales escreveu
para sua falecida esposa Nicole, na novela “Amor à Vida”, da Rede Globo.
Na trama, o escritor tem problemas com a
publicação do livro, e então decide publicá-lo por conta própria. Entretanto,
esse problema não seria um problema se a Globo (que por sinal já possui uma
editora) realmente publicasse e vendesse o livro para os seus espectadores, que
somam mais de 35 pontos no Ibope.
Um exemplo disso é “Castle”. A série do canal ABC, que
conta a história de um escritor que acompanha as investigações de um
departamento policial e as escreve em livros, já rendeu mais de 10 livros “assinados”
pelo protagonista, Richard Castle.
Se por um lado a venda de livros não é um
forte no Brasil, as telenovelas fazem parte da cultura do brasileiro. Ainda que
os 6 milhões de espectadores não comprassem a publicação, “Amor de Nicole”
certamente teria potencial para entrar entre os best-sellers do país em pouco
tempo. Por que não publicar e transmidiatizar a novela?