E se a Sonya Blade derrotasse o Superman?

https://www.storytellers.com.br/2015/04/e-se-sonya-blade-derrotasse-o-superman.html
Era um dia como qualquer outro, bem... parecia. Porém alguns prédios estavam estremecendo com o impacto de ondas de choque. O que causou isso, era o embate que acontecia na rua. De um lado uma integrante de uma unidade de elite dos Boinas Verdes, Sonya Blade. De outro, o último filho de Kripton, um extraterrestre que cresceu entre nós e tem poderes que raramente foram testados em toda sua extensão. Sim, é Superman.
Sonya é uma humana, aparentemente normal, porém suas capacidades físicas excedem a maioria. Já enfrentou um torneio mortal para proteger a Terra da invasão de deuses de outra dimensão. Ela começa a golpear e de alguma forma Superman está sofrendo a cada soco ou chute.
Comparando os poderes, podemos dizer que o Kriptoniano seria um tipo de deus perto dela. Aliás ele já enfrentou seres que não estavam apenas querendo dominar o planeta, mas devastar todo o universo e a vida que nele poderia existir. Parece difícil, improvável e, mesmo impossível, mas Sonya venceu a luta em questão. Esse é um caso de dissonância ludonarrativa apresentado na maioria dos jogos de luta.
Suspensão de "partes da ficção"
Isso só é possível, porque quando players se desafiam nesse tipo de jogo eles estão interessados em testar suas habilidades com combos e sequências de botões para desafiar os amigos e, não na história. É um daqueles casos que a gente já abordou aqui de quando o gameplay é maior que o storytelling.
Só que se formos levar apenas para esse lado todo jogo de luta é a mesma coisa, então o que faz a diferença estratégica na hora de um jogador escolher entre Tekken e Mortal Kombat é a história por trás dos personagens e, claro, a profundidade deles que vão gerar uma identificação em níveis arquetípicos. E vão responder a perguntas como "por quê escolher a Sônya? "
Eu, por exemplo, baixei recentemente uma DLC para o game Injustice: Gods Among Us que me permite jogar com o Arqueiro verde, usando o visual do seriado Arrow. O jogo me permite "estar na pele" do personagem e isso faz dele um dos meus heróis preferidos. Mas no fundo, eu sei que dificilmente ele venceria alguém como o Apocalipse ou Lobo... apesar de eu já ter vencido algumas vezes.
Por falar em Mortal Kombat vs DC Universe, eles abusaram dessa dissonância. Só porque os players estão dispostos a deixar alguma coisa de lado, não significa que você precisa oferecer uma história "mal-feita". Esse game tem um dos piores personagens que já vi na vida: Dark Khan, vejam e lamentem!