Diletto quase abraçou a ficção, será que agora convence?

https://www.storytellers.com.br/2015/05/diletto-quase-abracou-ficcao-sera-que.html
A Diletto ajudou a levantar um grande questionamento sobre o Storytelling: Até onde vai a ética na hora de contar histórias? Pra quem não acompanhou, o caso gerou a matéria “Marketing ou Mentira” publicada pela revista Exame e o artigo “Toda empresa quer ter uma boa história. Algumas são mentira” que foi destaque no site.
Após toda essa polêmica, será que alguém já se perguntou que fim o Nonno Vittorio levou? Sem dúvida muita gente. Mas quem me chamou a atenção foi um dos redatores da Carta Capital que questionou em seu artigo, "Que urso sou eu?". Vejam:
Essa semana, quando vi no freezer da padaria aqui do meu bairro, o picolé de Ovomaltine da Diletto, confesso que não resisti. Peguei logo quatro e levei pra casa. Viciado em ler embalagens, lá fui eu saber o que tinha acontecido com o pobre do nonno Vittorio, velho de guerra, já que sua história fora proibida na embalagem.
Que surpresa! O velhinho boa praça desapareceu da história, para dar lugar a um urso. Sim, um urso. Diz a embalagem:
“Seguimos as receitas originais do pequeno urso polar Diletto, que no começo do século passado fazia seus picolés à base de neve no pequeno vilarejo de Sappada, na região dos alpes italianos”.
Será que a marca abraçou completamente a ficção, deixando bem claro que o mundo aonde o pequeno Urso polar vive é lúdico?
Segundo Fernando Palacios eles teriam abraçado se construíssem melhor o urso, porém apenas trocaram o avó pelo novo personagem.
Mas é mesmo possível substituir um personagem? Claro! Nas HQs vários nomes acabam assumindo a roupa de um Super Herói ou outro. Entretanto a construção desse personagem tem que ser lapidada com cuidado especial, o que inclui uma boa estratégia de narrativa para apresenta-lo, caso contrário, ele pode criar uma estranheza muito grande.
No caso Diletto, essa foi a sensação do autor da Carta Capital.: "Resumindo a história: O picolé de Ovomaltine é irresistivelmente delicioso mas, sinceramente, essa história do urso não me convenceu. "
Isso tudo ressalta para o mundo empresarial a responsabilidade de contar uma narrativa de marca. E para vocês, o que acham dessa "nova" história? O Urso convence?