Sobre o processo de escrever um livro







Na semana passada, trĂȘs pessoas de cidades diferentes perguntaram “como funciona isso de escrever um livro? Vala a pena?” Ao mesmo tempo, outras trĂȘs pessoas de outras trĂȘs cidades enviaram fotos do Guia Completo do Storytelling e disseram estar adorando a leitura. A autora da foto publicada aqui foi mais longe e comentou “O bom desse livro Ă© que abrange todas as ĂĄreas do conhecimento, fala com todas as pessoas. TĂŁo abrangente quanto um rĂĄdio, nĂ©!?!”




Muito legal ver que um livro lançado hå um ano e meio ainda continue em listas de mais vendidos. Mais legal ainda é quando alguém que leu o livro, no meio de uma conversa, descobre que sou coautor. Tem sempre um espanto. Como se um autor fosse algo meio mítico, meio distante, uma entidade com a qual não se vai ter contato.


Pois bem, retomando a pergunta inicial, o processo Ă© ĂĄrduo. Nosso ideal foi fazer o livro mais completo sobre o tema em lĂ­ngua portuguesa. NĂŁo foi fĂĄcil. Mesmo com toda a experiĂȘncia no assunto, foram quatro anos entre fechar um contrato com a editora e o livro estar nas prateleiras de todo o paĂ­s. Nesse tempo, seis meses ficaram dedicados sĂł para a escrita. Seis meses sem dar cursos, sem fazer projetos, basicamente sem entrar dinheiro nenhum na empresa.


Se vale a pena? Bom, tudo depende do objetivo. Se for para ganhar dinheiro, existem formas mais fĂĄceis. Mas se for para democratizar o conhecimento, aĂ­ compensa e recompensa.


Se quiser saber mais sobre o processo de escrita e publicação de um livro, comente que a gente aprofunda nos próximos posts.

Este artigo foi publicado incialmente no LinkedIn


Quer saber mais sobre Storytelling? Leia o artigo completo

ComentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio