O PRIMEIRO HERĂI NACIONAL, LITERALMENTE
O Simca Chambord possuĂa uma carroceria das mais luxuosas, com acessĂłrios totalmente inĂșteis no Brasil. Suas linhas eram vistosas e os materiais usados no acabamento tambĂ©m. Mas o carro tinha muitos defeitos; deles, o mais aborrecido era uma embreagem que patinava constantemente. Outros possuidores queixavam-se tambĂ©m de problemas na parte elĂ©trica e, mais tarde, verificou-se que seus motores gastavam muito Ăłleo. Assim, os primeiros Simcas foram apelidados de “Belo Antonio”, por causa de um filme exibido na Ă©poca, cujo protagonista principal, Marcelo Mastroiani, era um homem bonito, requisitado por todas as mulheres, mas que na hora “agĂĄ “nĂŁo funcionava”. Entre 1960 e 1961 a empresa ensaiou pedidos de falĂȘncia. SĂł nĂŁo aconteceu porque um herĂłi entrou em cena...
Enquanto isso, na indĂșstria do entretenimento uma revolução estava prestes a acontecer. No dia 3 de janeiro de 1962, foi ao ar o episĂłdio piloto do primeiro seriado nacional. Era a histĂłria de um Vigilante RodoviĂĄrio e seu inseparĂĄvel companheiro, o cachorro Lobo. Havia no ar um clima de apreensĂŁo, ninguĂ©m sabia se aquilo vingaria ou nĂŁo. A audiĂȘncia na Ă©poca demorava dias para ser medida e sĂł veio uma semana depois, anunciando: 33 pontos de audiĂȘncia! No segundo episĂłdio a audiĂȘncia subiu para 55 pontos e nĂŁo parou de subir, atĂ© que obteve 92% de audiĂȘncia em SĂŁo Paulo. Era oficial: o primeiro herĂłi nacional era tambĂ©m o primeiro fenĂŽmeno nacional da TV brasileira.
No inĂcio do seriado, o Vigilante patrulhava as estradas com a moto Harley Davidson, sempre com o Lobo a tiracolo, sem problemas. AtĂ© o dia em que o cachorro queimou a pata no escapamento da moto e a partir de entĂŁo ficou arisco. NĂŁo queria mais subir no veĂculo e teve que ser substituĂdo por um boneco nas cenas... uma situação que nĂŁo poderia durar muito. AĂ que as histĂłrias se cruzam.
O cĂŁo teria que sair da moto e entrar num carro. A produção nĂŁo tinha dinheiro para isso, entĂŁo negociou com a montadora que tinha mais automĂłveis em seu pĂĄteo. Mas ainda tinha um problema: com a fama do veĂculo, ninguĂ©m acreditaria que ele serviria para caçar bandidos. A solução foi no melhor estilo de Storyplacement: a estreia do Simca Chambord no seriado foi com o episĂłdio O INVENTO, em que a trama começava com o fato de estar havendo muitos roubos de carros e, diante disso, o nosso HerĂłi solicitou para que a Simca desenvolvesse um supermotor para a polĂcia. Eis que um engenheiro da Simca que era chantageado por bandidos que queriam os projetos do supermotor. No fim, o Vigilante RodoviĂĄrio salvou o dia. Duas vezes. Afinal, a Simca era sĂł alegria: a sĂ©rie alavancou as vendas. A Simca teve que aumentar a produção para dar conta da demanda, as vendas cresceram e atingiram o ĂĄpice em 1964, o mesmo ano em que o seriado acabou. Com o fim do seriado as vendas diminuĂram, mas deixaram a Simca numa boa posição para ser vendida.
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