A TÉCNICA-TIGRE DE PI



Ninguém viu a principal técnica de Storytelling das Aventuras de Pi. Literalmente. Ela não pode ser vista nem pelos olhos de quem apreciou o filme na maior das telas de cinema. Nem os óculos do Google seriam capazes de revelar esse segredo bem oculto.

Pois é, apesar de todo aplauso para os elementos estéticos e visuais, desde os efeitos especiais alucinógenos até a fotografia hipnótica. Ainda que a direção atenciosa seja digna de Oscar. Mesmo com toda a estética capaz de traduzir imaginação, a principal técnica de Storytelling do filme é invisível aos olhos.

A tĂ©cnica tigre de Pi estĂĄ presente desde o livro, mas tambĂ©m nĂŁo pode ser vista nas palavras. AliĂĄs, Ă© o contrĂĄrio disso. Assim como um ninja ou uma mensagem escrita em entrelinhas, a tĂ©cnica em questĂŁo nĂŁo quer ser vista e vai fazer de tudo para se camuflar. É isso que confere seu poder.

Assim que a Storytellers vai revelar dentro de algumas linhas que tĂ©cnica Ă© essa. Mas nĂŁo sem antes alertar que o post sĂł deve continuar sendo lido por aqueles que viram o filme e/ou leram o livro, sob pena de estragar a experiĂȘncia de uma grande histĂłria.

A técnica tigre de Aventuras de Pi é chamada de diegese. Ainda falando tecnicamente, é tudo aquilo que não extrapola os limites da quarta parede. São todas as coisas que nascem dentro do próprio universo da história.

Começando pelo prĂłprio autor. Yann Martel. Ele existe no mundo real, mas ele tambĂ©m estĂĄ presente na ficção. O motivo Ă© simples: ele diz que Ă© mais barato viver na Índia do que no CanadĂĄ enquanto ganha tempo para escrever um romance.

Depois vem a questĂŁo do barco com os animais, incluindo nosso amigo, o tigre Richard Parker. Um tigre com nome e sobrenome, que para alguns Ă© uma metĂĄfora, mas que faz sentido no universo da histĂłria... afinal, tanto o menino quanto o tigre compartilhavam o navio que naufragou pelo mesmo motivo: o ZoolĂłgico fechou.

Uma técnica fundamental para quem quer inserir marcas e produtos numa narrativa. Uma forma simples e eficiente para melhorar numa numa escala geométrica o chamado product placement, também conhecido como merchandising de novela. Se não fizer sentido para a história, então, qual o sentido?


Quer saber mais sobre Storytelling? Leia o artigo completo

Quer mais resumos? acesse o nosso canal

ComentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio