A TĂCNICA-TIGRE DE PI
Ninguém viu a principal técnica de Storytelling das Aventuras de Pi. Literalmente. Ela não pode ser vista nem pelos olhos de quem apreciou o filme na maior das telas de cinema. Nem os óculos do Google seriam capazes de revelar esse segredo bem oculto.
Pois Ă©, apesar de todo aplauso para os elementos estĂ©ticos e visuais, desde os efeitos especiais alucinĂłgenos atĂ© a fotografia hipnĂłtica. Ainda que a direção atenciosa seja digna de Oscar. Mesmo com toda a estĂ©tica capaz de traduzir imaginação, a principal tĂ©cnica de Storytelling do filme Ă© invisĂvel aos olhos.
A técnica tigre de Pi estå presente desde o livro, mas também não pode ser vista nas palavras. Aliås, é o contrårio disso. Assim como um ninja ou uma mensagem escrita em entrelinhas, a técnica em questão não quer ser vista e vai fazer de tudo para se camuflar. à isso que confere seu poder.
Assim que a Storytellers vai revelar dentro de algumas linhas que tĂ©cnica Ă© essa. Mas nĂŁo sem antes alertar que o post sĂł deve continuar sendo lido por aqueles que viram o filme e/ou leram o livro, sob pena de estragar a experiĂȘncia de uma grande histĂłria.
A técnica tigre de Aventuras de Pi é chamada de diegese. Ainda falando tecnicamente, é tudo aquilo que não extrapola os limites da quarta parede. São todas as coisas que nascem dentro do próprio universo da história.
Começando pelo prĂłprio autor. Yann Martel. Ele existe no mundo real, mas ele tambĂ©m estĂĄ presente na ficção. O motivo Ă© simples: ele diz que Ă© mais barato viver na Ăndia do que no CanadĂĄ enquanto ganha tempo para escrever um romance.
Depois vem a questĂŁo do barco com os animais, incluindo nosso amigo, o tigre Richard Parker. Um tigre com nome e sobrenome, que para alguns Ă© uma metĂĄfora, mas que faz sentido no universo da histĂłria... afinal, tanto o menino quanto o tigre compartilhavam o navio que naufragou pelo mesmo motivo: o ZoolĂłgico fechou.
Uma técnica fundamental para quem quer inserir marcas e produtos numa narrativa. Uma forma simples e eficiente para melhorar numa numa escala geométrica o chamado product placement, também conhecido como merchandising de novela. Se não fizer sentido para a história, então, qual o sentido?
Quer saber mais sobre Storytelling? Leia o artigo completo
ComentĂĄrios
Postar um comentĂĄrio