A Lição de Marketing por TrĂĄs da Campanha "O Que Vem Primeiro para VocĂȘ?"
Mais um storycase. A marca da vez agora Ă© o Bradesco.
Novamente anĂĄlise de um anĂșncio de banco?
Sim, exatamente. Mas Ă© apenas uma coincidĂȘncia.
Explico!
No inĂcio da semana, uma colega de trabalho comentou que havia assistido ao novo “comercial” do Bradesco e tinha achado muito interessante. Completou informando que permaneceu assistindo o anĂșncio no youtube pois havia gostado do inĂcio do vĂdeo e queria saber quem estava por trĂĄs do dele.
Foi entĂŁo que, sĂł no final, descobriu se tratar de um anĂșncio do Bradesco.
Aquilo me chamou a atenção e, logo, fui ver o vĂdeo no youtube. Sendo assim, pude constatar alguns pontos interessantes (do ponto de vista de storytelling). Quero compartilhar com vocĂȘ.
Antes, porĂ©m, assista ao vĂdeo, se ainda nĂŁo o conhece.
Agora vejamosđ
TRILHA SONORA
Quando se trata de histĂłrias contadas em formato audiovisual, a mĂșsica Ă© um recurso fundamental para que a mensagem transmitida chegue com mais impacto para a audiĂȘncia.
No livro “MĂșsica, inteligĂȘncia e personalidade”, Minh Dung Nghiem diz que a mĂșsica Ă© uma linguagem capaz de modificar o humor e as emoçÔes no processo de transmissĂŁo de informaçÔes. AlĂ©m de ser um recurso educativo, subversivo ou terapĂȘutico.
Do ponto de vista do ritmo, no vĂdeo do anĂșncio, a escolha da trilha convida a audiĂȘncia a acalmar suas inquietaçÔes. Sendo assim, com uma sonoridade tranquila Ă© criado um ambiente propĂcio Ă reflexĂŁo dos nossos prĂłprios atos em diversos contextos.
Isso fica ainda mais claro se fizermos o seguinte exercĂcio imaginativo: imagine esse mesmo vĂdeo com as batidas do Olodum como trilha sonora.
Assim, parece ter algo dissonante, nĂŁo Ă© mesmo?!
Desta forma, a escolha da trilha sonora deve estar em consonĂąncia com a mensagem transmitida na histĂłria.
VĂRIAS HISTĂRIAS NUM SĂ ANĂNCIO
Um dos importantes objetivos da utilização de narrativas estratĂ©gicas Ă© gerar identificação com a audiĂȘncia.
Nessa seara, o Marketing do Bradesco foi muito assertivo ao compilar no vĂdeo seis esquetes, isto Ă©, seis cenas dramĂĄticas que, embora curtas, apresentam os elementos bĂĄsicos de storytelling e dĂŁo margem para uma reflexĂŁo mais aprofundada dos temas abordados.
No final das contas, sĂŁo seis histĂłrias com vĂĄrios personagens vivenciando experiĂȘncias fictĂcias comumente experimentadas, por nĂłs, na vida real.
Com isso, o Bradesco abre um leque de possibilidades quando se trata de gerar conexĂŁo com o seu diversificado pĂșblico.
ELEMENTOS BASILARES DAS HISTĂRIAS
Toda história deve possuir basicamente: personagens, ambientes onde a trama se passa, evento incitante, conflito(s) e transformação(Ôes) do(s) personagem(ens).
Diante de todos esses elementos, talvez seja difĂcil acreditar que eles possam aparecer numa esquete de poucos segundos, nĂŁo Ă© mesmo?!
Sim, Ă© possĂvel, e vimos isso no anĂșncio.
Por exemplo, a primeira esquete possui:
➡️PERSONAGENS: O rapaz e o idoso.
➡️AMBIENTE: Corredor entre apartamentos e elevador.
➡️EVENTO INCITANTE: Porta do elevador se fechando (fato que, atrelado a correria do rapaz, nos faz intuir que - no mĂnimo - ele estĂĄ atrasado para um compromisso).
➡️CONFLITO: O surgimento do idoso em vagarosa direção ao elevador coloca o rapaz diante do dilema de esperar ou nĂŁo atĂ© que o senhor alcance a porta.
➡️TRANSFORMAĂĂO: O rapaz, ainda que esteja atrasado, resolve ceder e esperar o idoso chegar atĂ© o elevador.
Contudo, essa anĂĄlise pode ser aplicada nas outras cinco esquetes.
Por fim, tudo isso fez com que o vĂdeo do anĂșncio rapidamente chegasse a milhĂ”es de views e possuĂsse vĂĄrios comentĂĄrios positivos no youtube.
Jå no Instagram o cenårio é um pouco diferente. Lå muitos clientes aproveitaram para expressar as suas insatisfaçÔes com o Banco, fato que não retira, a meu ver, o brilho da bela peça publicitåria da campanha de final de ano.
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