A Lição de Marketing por TrĂĄs da Campanha "O Que Vem Primeiro para VocĂȘ?"



Mais um storycase. A marca da vez agora Ă© o Bradesco.

Novamente anĂĄlise de um anĂșncio de banco? 

Sim, exatamente. Mas Ă© apenas uma coincidĂȘncia.

Explico!

No inĂ­cio da semana, uma colega de trabalho comentou que havia assistido ao novo “comercial” do Bradesco e tinha achado muito interessante. Completou informando que permaneceu assistindo o anĂșncio no youtube pois havia gostado do inĂ­cio do vĂ­deo e queria saber quem estava por trĂĄs do dele.

Foi entĂŁo que, sĂł no final, descobriu se tratar de um anĂșncio do Bradesco.

Aquilo me chamou a atenção e, logo, fui ver o vĂ­deo no youtube. Sendo assim, pude constatar alguns pontos interessantes (do ponto de vista de storytelling). Quero compartilhar com vocĂȘ.

Antes, porém, assista ao vídeo, se ainda não o conhece.

Agora vejamos👇

TRILHA SONORA 


Quando se trata de histĂłrias contadas em formato audiovisual, a mĂșsica Ă© um recurso fundamental para que a mensagem transmitida chegue com mais impacto para a audiĂȘncia.

No livro “MĂșsica, inteligĂȘncia e personalidade”, Minh Dung Nghiem diz que a mĂșsica Ă© uma linguagem capaz de modificar o humor e as emoçÔes no processo de transmissĂŁo de informaçÔes. AlĂ©m de ser um recurso educativo, subversivo ou terapĂȘutico.

Do ponto de vista do ritmo, no vĂ­deo do anĂșncio, a escolha da trilha convida a audiĂȘncia a acalmar suas inquietaçÔes. Sendo assim, com uma sonoridade tranquila Ă© criado um ambiente  propĂ­cio Ă  reflexĂŁo dos nossos prĂłprios atos em diversos contextos.

Isso fica ainda mais claro se fizermos o seguinte exercĂ­cio imaginativo: imagine esse mesmo vĂ­deo com as batidas do Olodum como trilha sonora.

Assim, parece ter algo dissonante, nĂŁo Ă© mesmo?!

Desta forma, a escolha da trilha sonora deve estar em consonĂąncia com a mensagem transmitida na histĂłria.

VÁRIAS HISTÓRIAS NUM SÓ ANÚNCIO


Um dos importantes objetivos da utilização de narrativas estratĂ©gicas Ă© gerar identificação com a audiĂȘncia.

Nessa seara, o Marketing do Bradesco foi muito assertivo ao compilar no vĂ­deo seis esquetes, isto Ă©, seis cenas dramĂĄticas que, embora curtas, apresentam os elementos bĂĄsicos de storytelling e dĂŁo margem para uma reflexĂŁo mais aprofundada dos temas abordados.

No final das contas, sĂŁo seis histĂłrias com vĂĄrios personagens vivenciando experiĂȘncias fictĂ­cias comumente experimentadas, por nĂłs, na vida real.

Com isso, o Bradesco abre um leque de possibilidades quando se trata de gerar conexĂŁo com o seu diversificado pĂșblico.

ELEMENTOS BASILARES DAS HISTÓRIAS


Toda história deve possuir basicamente: personagens, ambientes onde a trama se passa, evento incitante, conflito(s) e transformação(Ôes) do(s) personagem(ens).

Diante de todos esses elementos, talvez seja difĂ­cil acreditar que eles possam aparecer numa esquete de poucos segundos, nĂŁo Ă© mesmo?!

Sim, Ă© possĂ­vel, e vimos isso no anĂșncio.

Por exemplo, a primeira esquete possui:

➡️PERSONAGENS: O rapaz e o idoso.

➡️AMBIENTE: Corredor entre apartamentos e elevador.

➡️EVENTO INCITANTE: Porta do elevador se fechando (fato que, atrelado a correria do rapaz, nos faz intuir que - no mĂ­nimo - ele estĂĄ atrasado para um compromisso).

➡️CONFLITO: O surgimento do idoso em vagarosa direção ao elevador coloca o rapaz diante do dilema de esperar ou nĂŁo atĂ© que o senhor alcance a porta.

➡️TRANSFORMAÇÃO: O rapaz, ainda que esteja atrasado, resolve ceder e esperar o idoso chegar atĂ© o elevador.

Contudo, essa anĂĄlise pode ser aplicada nas outras cinco esquetes.

Por fim, tudo isso fez com que o vĂ­deo do anĂșncio rapidamente chegasse a milhĂ”es de views e possuĂ­sse vĂĄrios comentĂĄrios positivos no youtube. 

Jå no Instagram o cenårio é um pouco diferente. Lå muitos clientes aproveitaram para expressar as suas insatisfaçÔes com o Banco, fato que não retira, a meu ver, o brilho da bela peça publicitåria da campanha de final de ano.

Agora me diz aqui: o que achou do vĂ­deo depois de ler essa anĂĄlise?

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