National Kid - um herói quase Storyteller

Tá bom, tá bom, eu confesso. Eu também fiquei surpresa quando descobri que o National Kid, o super-herói japonês símbolo de uma geração inteira, terror dos seres abissais e dos incas venusianos, pai do Ultraman, do Jaspion e de tantos outros, foi criado como forma de promover a National Electronics Inc, ou como a atualidade prefere chamar, a Panasonic.

Mas não foi uma surpresa ruim, não, pelo contrário. Porque afinal
de contas, o sucesso da série está aí pra provar que criar um universo ficcional em volta de uma marca pode dar muito certo.

Sim, amamos super-heróis. Sim, queremos ver histórias legais. Sim, um enredo bacana tem fôlego pra, inclusive, ultrapassar as fronteiras nacionais (parece até que National Kid fez mais sucesso por aqui que no seu país de origem). E definitivamente, sim, uma boa história pode ficar pra sempre na memória de milhares de pessoas, bem ali, no lugar onde elas guardam o trauma de que marcas só entram em nossas vidas para interromper a programação.

É verdade que do ponto de vista corporativo talvez seja preciso fazer uns ajustes e algumas reflexões. Ajustes porque o universo National Kid poderia ir muito além de ser de um mero pano de fundo pra enfoques mais demorados num televisor ou merchandisings de “rádios mágicos”. Já se criou uma história inteira, por que arruinar tudo com uma técnica tão óbvia e de eficácia duvidosa?

E olha que nem todo mundo percebeu. Aliás, esse é o grande questionamento das empresas e a – mais difícil, tenho que dizer – parte, a da reflexão. Espectadores, podem tampar os ouvidos porque isso vocês já estão cansados de saber. Vai doer, mas vamos lá: Será que estourar logomarcas numa página de revista ou criar famílias irreais de comercial de margarina já não foi suficiente pra entender que as pessoas estão mudando de canal na hora do comercial? Que vamos fazer xixi e pipoca nessas horas? E a palavra “intervalo”, será que ela não tem um significado bem óbvio pra você?

É tempo de sublimes sutilezas e seus estratagemas sofisticados. Basta crer pra ver.


Related

super herói 926299703915399162

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item