Warcraft, um pouco sobre seu universo transmidia


Então vieram as hordas de Orcs. Ninguém sabia de onde vinham tais criaturas e ninguém estava preparado para o terror que espalharam...

Vamos falar um pouco sobre jogos? Em especial os da sĂ©rie Warcraft e por um motivo interessante. Muita gente pode nĂŁo reparar, mas sem dĂșvida ele “cultiva” um dos maiores universos de ficção da cultura pop/nerd, que eu julgo ser tĂŁo engajado com o pĂșblico quanto Star Wars.
Afinal são 19 anos produzindo histórias em formatos de livros, Hqs, jogos e suas expansÔes. Cada uma contando um novo capítulo ou parte destes dramåticos mundos que vivem em guerra. Sobre óticas e personagens distintos.

Um player que esteja interessado apenas em conquistar poder pode chegar a altos nĂ­veis em menos tempo, mas se vocĂȘ gosta do roleplay que Ă© se envolver e fazer parte da histĂłria entĂŁo nĂŁo se apresse.


Quer ter uma ideia de tudo isso? 


Eu passei 4 meses jogando cerca de uma hora por dia (algumas vezes mais ou menos) desbravando Azeroth no MMORPG, World of Warcraft. Tentando entender o que chamamos de Lore - que Ă© exatamente o conhecimento sobre o universo. E no final deste tempo nĂŁo tinha explorado na totalidade nem um continente, agora inclua outro (sĂŁo dois) e mais outros mundos.

IncluĂ­ram? Ok, agora compreendam que eu joguei apenas com um personagem, uma raça conhecida como Tauren e que escolhi a classe paladino e que a histĂłria muda de acordo com a raça e classe que vocĂȘ escolhe. E que o jogo tem (atualmente) 14 raças divididas em 2 facçÔes (For the HoOOorde!) e que cada uma dela tem classes e profissĂ”es particulares.



Parece um universo gigantesco nĂŁo acham? 

E não é nem a metade... afinal World of Warcraft foi lançado após o aclamado jogo Warcraft III: Reign of Chaos - chamo a atenção aqui para um detalhe interessante. O que G. R. Martin faz em seus livros da série Cronicas de Gelo e Fogo, contando a história através de perspectivas dos seus personagens foi um dos fatores que fez esse terceiro game de Warcraft ser um sucesso.

VocĂȘ acompanhava a histĂłria daquela guerra que começa pelos orcs, depois humanos, passando pela jornada sensacional de Arthas, o prĂ­ncipe que se tornou herĂłi dos Mortos Vivos, a prĂłxima raça a ser controlada e terminando com os Elfos noturnos defendendo Azeroth de um perigo ancestral. ApĂłs isso veio uma expansĂŁo do jogo que iniciou uma nova jornada com novos personagens. 
AlĂ©m de um enredo que te puxava de onde estivesse para dentro daquela realidade os jogos continham cinemĂĄticas explodedoras de mentes, dando mais veracidade e emoção para tudo.  Quando o MMORPG Wow chegou, a histĂłria por trĂĄs de Warcraft jĂĄ tinha uma legiĂŁo de fĂŁs, pessoas que alĂ©m de acompanhar produziam suas prĂłprias histĂłrias dentro daquele universo que eles estudavam.

Experimente ir a um evento com fĂŁs de World of Warcraft e perceberĂŁo que os mais viciados chegam a conhecer Azeroth mais do que eles conhecem o prĂłprio planeta Terra!
Um ponto crĂ­tico Ă© que nem todas histĂłrias sĂŁo bem amarradas e por vezes explicadas como “um artefato misterioso utilizado de uma maneira mais misteriosa pelo mago para invocar as forças que estavam ocultas a muito tempo”. PorĂ©m acredito que a profundidade com que o “atento” podia encontrar nos vĂĄrios conteĂșdos relacionados aos mundos de Warcraft Ă© o que despertavam o interesse em continuar cada vez mais no jogo.



E pra onde esse universo vai?


Jå era de se esperar e aliås era implorado pelos fãs, mas tudo indica que essa história vai ganhar as telas do cinema e acredito que serå na mesma época que a Blizzard irå lançar o Warcraft 4 para PC. Até lå a expansão continua no Wow.

Vale a pena assistir essa introdução ao mundo de World of Warcraft que a Blizzard traduziu quando o game chegou as terras tupiniquins.


Aqui na Wiki vocĂȘ pode ter uma descrição detalhada de partes desse enredo, assim como uma lista dos livros, card games, boardgames e outros produtos que foram lançados para a sĂ©rie.


ComentĂĄrios

Postar um comentĂĄrio