5 exemplos de Storytelling
Após muita discussão sobre ética e mau uso do Storytelling, tenho certeza de que muita gente se pergunta: Como fazer certo?
Se essa é a sua pergunta, fique tranquilo. Separamos aqui na redação uma lista com 5 de exemplos que funcionaram muito bem e agradaram o público de maneira excepcional para inspirar a sua equipe a desenvolver todo o potencial de uma narrativa empresarial.
1 - Inori Aizawa, a personificação do Internet Explorer 11
Para celebrar o Anime Festival Asia (AFA) 2013 e divulgar o Internet Explorer 11 naquele continente a Microsoft resolveu levar a sério os animes, afinal todos sabemos que eles tem uma relevância para os povos asiáticos - tanto quanto as novelas tem aqui no Brasil.
Em Novembro de 2011 divulgaram o video “Anime Festival Asia Special Video - feat Inori Aizawa” no YouTube. Inori é a personificação do Internet Explorer (segundo seu próprio perfil no facebook), uma heroína que aparece lutando contra monstros relembrando clássicos de animes como Sailor Moon e Evangelion. Vejam o vídeo:
2 - O diabo que habitava uma adega
Quem vai ao Chile acaba por não resistir a uma visita às vinícolas do país. A mais famosa delas é, sem dúvidas, a Concha y Toro, multinacional dos vinhos chilenos responsável, entre eles, pela produção do lendário Casillero del Diablo. Entre uma taça de vinho e outra, quem visita a vinícola aprende sobre a história da principal marca de vinhos da companhia.
Reza a lenda que Don Melchior, o fundador da Concha y Toro, sofria com os constantes roubos daqueles que se interessavam pelo sabor único de seus vinhos. Sem nenhuma solução efetiva, um dia Don Melchior começou a espalhar o boato que daria fim aos roubos de sua produção: o diabo habitava sua adega de vinhos. E a lenda do Casillero continua a se perpetuar com novos desdobramentos de campanhas.
A Mini Schin precisava de uma plataforma online interessante. Para isso, a ID/TBWA, sua agência de propaganda, chamou os Storytellers. O resultado foi uma história que integra narrativa e games por entre as cidades perdidas do mundo na luta contra um grande vilão: o Findus Refrigeran.
Além de 79% dos jogadores chegaram até o final da história, totalizando em média mais de 23 minutos de acesso, o case foi shortlist em Cannes Lions, na categoria Cyber.
4 - Microsoft quebra a barreira entre o game e o mundo real com Cortana
A Microsoft confirmou oficialmente que irá levar a assistente pessoal Cortana para o iOS e Android." Cortana é uma inteligência artificial que ocupa a interface neural de Master Chief, na franquia Halo. O primeiro game da série foi lançado em 2001 e desde então passaram a quebrar vários recordes de vendas. Halo 3 vendeu mais de US$ 170 milhões nas primeiras 24 horas de lançamento. Ainda conta com HQs, um filme (que particularmente acho mal aproveitado) e spin-off games.
Com essa ação ela está trazendo para o celular das pessoas uma personagem que já tem anos de existência e inúmeras histórias que foram acompanhadas por jogadores do mundo todo, criando uma relação bem íntima.
Com essa ação ela está trazendo para o celular das pessoas uma personagem que já tem anos de existência e inúmeras histórias que foram acompanhadas por jogadores do mundo todo, criando uma relação bem íntima.
Comentários
Postar um comentário