Era uma vez polĂ­ticos bonzinhos



Aproveitando que o assunto tem sido os Cursos de Storytelling, vamos a mais um tema... dessa vez, polĂȘmico: storytelling e polĂ­tica.

Tem gente que se arrepia sĂł de ouvir a palavra polĂ­tica. Se juntar com 'contar histĂłrias' sai briga. Nunca faltam pessoas para gritar a todo pulmĂŁo:

'polĂ­tica nĂŁo me interessa porque nĂŁo serve pra nada',
'polĂ­tico Ă© sinĂŽnimo de ladrĂŁo',
'de que interessam os partidos polĂ­ticos? Quer o fantoche na direita ou na esquerda?',
'polĂ­tica Ă© uma sujeira que nĂŁo meto a mĂŁo.'

Eu tambĂ©m pensava assim. Cinco anos atrĂĄs eu estudava comunicação na USP. A aula de semiĂłtica chegou ao fim. A noite era estrelada e convidava qualquer tipo de filosofia. Falei alguma dessas frases para um amigo. Esse amigo, por acaso, era um analista polĂ­tico. Ele refletiu, respirou e disse que nĂŁo sabia ao certo se fora PlatĂŁo ou Brecht que disse algo mais ou menos assim:

"NĂŁo tem problema algum nĂŁo gostar de polĂ­tica. VocĂȘ apenas serĂĄ governado por aqueles que gostam."

Essa frase me marcou como ferro quente. Doeu aceitar aquela verdade: nĂŁo Ă© que eu nĂŁo gostava de polĂ­tica, eu simplesmente nĂŁo entendia. Mas pelo menos fiquei com uma cicatriz que nĂŁo me deixa esquecer. NinguĂ©m gosta daquilo que mal conhece.

Se tudo o que dizem sobre polĂ­tica estivesse certo, a lĂłgica cartesiana seria que os envolvidos na polĂ­tica fariam o possĂ­vel para manter afastados todos os demais. Quem nĂŁo gosta continua a reclamar. Quem gosta, a governar.

Eis o twist: a assessoria do Senado estå fazendo justamente o contrårio. Na semana que vem vai promover um evento com especialistas para ensinar os políticos a usar novas mídias e antigos formatos (as histórias). O objetivo é permitir aos governantes atrair o interesse da população para os assuntos políticos. Quanto mais pessoas gostarem de política, mais ela serå debatida e melhorada.



http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/politicas-e-novas-midias/

HistĂłrias sĂŁo a resposta para o Paradoxo do Gostar:
> para gostar tem que entender -> para entender precisa dedicação -> sĂł se dedica quem gosta - 

As narrativas falam de vårios assuntos ao mesmo tempo. Daí då pra usar um assunto popular como isca. O futebol seria perfeito para isso. No meio da trama do futebol é possível demonstrar a como a política influencia a vida de todos, começando pelo boleiro.

Serei o palestrante sobre storytelling. Na volta faço um post com o resumo do que foi dito.
AtĂ© lĂĄ deixo a questĂŁo: que histĂłria vocĂȘ contaria para quem te representa?

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