STORYTELLING: MAIS SOBRE PERGUNTAS QUE RESPOSTAS




- O caminho da floresta é mais rápido, ela queria chegar logo na casa da vovó. No meio do caminho tinha um barulho vindo de dentro da floresta, parecia que alguém estava seguindo ela.

- Seguindo? Por que seguindo? Era lobo mau?

- Ela começou a correr bem rápido e o barulho mas o barulho continuava seguindo ela. Até que o lobo mau pulou de dentro da floresta bem pro meio do caminho. Ele era enorme, preto, e com dentes afiados que pareciam facas, olhou para ela e disse que nem adiantava correr.

- O lobo fala?

- Fala!

- E o que ele disse?

- Ele disse que nem adiantava correr e perguntou pra onde ela estava indo. Ela respondeu que ia visitar a vovó. Ai, o lobo perguntou o que ela tinha na cesta e ela disse que eram doces para a vovó e ofereceu um doce pro e disse que só daria o doce se ele fechasse os olhos e abrisse a boca. O lobo estava com fome e obedeceu, fechou os olhos e abriu a boca enorme, ela deixou uns doces no chão e saiu correndo, bem rápido, bem rápido mesmo! 

- E o lobo?

- O lobo abriu os olhos depois de muito tempo esperando e viu os doces no chão, procurou a menina, mas não achou, comeu os doces e correu bem rápido também pra chegar na casa da vovó antes dela.

- E quem chegou primeiro? 

- Ele chegou primeiro e enganou a vovó pra ela abrir a porta e quando ela abriu ele comeu a vovó da menina, que já estava chegando lá também. O lobo vestiu a camisola da vovó e deitou na cama, quando a menina chegou ele disse pra ela entrar e fingiu ser a vovó.

- E ai? Ele comeu ela também?

- A menina entrou e olhou pro lobo na cama e começou a perguntar um monte de coisa, que nem você, sabe?

"Vovó, por que suas orelhas são tão grandes?" e o lobo respondeu "Pra te ouvir melhor minha filha!" "Por que seus olhos são tão grandes?" "Para te ver melhor..." e ela continuou perguntando "Por que sua boca é tão grande vovó?" ...

E assim vai a história, o lobo come a menina e o Caçador aparece para salvar as duas, mata o lobo e todos ficam felizes.

Por que contar a história da chapeuzinho vermelho aqui?

Bom, storytelling é mais sobre perguntas do que respostas, é sobre fazer o atento querer saber o porque de tudo até chegar no final da história. Eu podia ter usado Lost para este post, mas gosto de ideia de conhecer uma história como uma criança, inocente e curiosa, procurando motivos para tudo o que acontece. Enquanto escrevo me pergunto tantos "porques", quanto perguntava para a minha mãe, quando eu era pequeno, para não correr o risco de deixar as coisas simplesmente acontecerem.  

Related

Storytellers 8814124341515141441

Postar um comentário

  1. O lobo não é mal e nem tem calda. Lobo mau tem cauda!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, eu não tinha mesmo visto o erro do "lobo mau", porém não encontrei nenhuma palavra calda no texto, posso ter deixado escapar, irei revisar com mais calma assim que tiver tempo. O primeiro erro já foi corrigido e eu agradeço a cooperação. :)

    ResponderExcluir

emo-but-icon

item