TRANSMIDIA STORYTELLING: COMO OS PUBLICITÁRIOS CONTAM HISTÓRIAS





Alguns amigos andam me perguntando sobre o que é o "transmídia", então, resolvi escrever um pouco sobre o assunto. Pouco mesmo, só pra tentar esclarecer algumas coisas. 

Storytelling, em uma definição bastante básica, é a tecnologia ou processo publicitário em que contamos uma história através de uma narrativa para criar laços emocionais entre uma marca e seus consumidores. Transmídia é a maneira como contamos essa história, ou seja, a união de mídias para contar separadamente uma parte da narrativa, fazendo com que o consumidor tenha a possibilidade de ter contato com a história e com a marca por mais de um ponto de entrada. 

Livros são escritos para os rituais, momentos de entrega total do leitor a narrativa, pensados cuidadosamente para que o leitor queira conquistar com o protagonista as novas páginas. Gibis, filmes, toda narrativa, cada uma em sua parte do mundo, aproveitando o melhor que pode de suas mídias. Coisa de artista, emoção em sua forma mais representativa. Já os publicitários ao contar suas histórias perceberam a necessidade de algo que agrade não apenas a leitores fanáticos, cinéfilos ou colecionadores de revistas. 

Uma ação de Storytelling Transmidia além das vantagens, já faladas aqui no blog, como emocionar o seu consumidor, melhorar a sua comunicação e trabalhar uma estratégia de branding mais eficaz e com uma melhor fixação de marca, oferece uma grande diversidade de estratégias de marketing já que a partir da transmidia a sua história poderá atingir mais pessoas e, talvez, proporcionar uma experiência mais completa e dinâmica aos consumidores que forem atingidos pelas diversas mídias. 

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