A MARCA NA HISTÓRIA E A HISTÓRIA NA MARCA
https://www.storytellers.com.br/2013/04/a-marca-na-historia-e-historia-na-marca.html
Muito se
fala sobre relevância ao inserir uma marca em uma história. Se tivesse
que escolher uma "masterpiece", ou um supra-sumo nesse quesito, sem
dúvidas minha escolha seria o filme Náufrago, o que sobe ainda mais o sarrafo
quando tratamos de storytelling no mundo das marcas. Mas em questão não só de
inserir uma marca ou produto numa história, como também inserir uma história
dentro de um produto a sempre espetacular Post-it lançou um comercial bastante
interessante.
No vídeo como um todo, a marca é
mais que um desfecho à história. É também um cenário visual onde se constrói a
história que, do modo como é retratado, aproxima ainda mais os produtos de uma
realidade possível com a qual lidamos. Ou seja, o produto é tão bom e
verdadeiro na história que conta (e quem nunca usou post-its para organizar as ideias que atire a primeira pedra) que consegue se colocar duas vezes nela.
Confesso que tive dúvidas quanto a
presença do storytelling de fato na campanha, e espero que você também as
tenha. Mas ver e rever o vídeo e pensar "o que é que esse personagem vai
fazer agora pra resolver sua jornada?" explica didaticamente o que me
convenceu a acreditar que sim.
Fora isso e quaisquer indagações
sobre como a história poderia ter sido melhor, ainda é um bom exemplo de
encaixe de uma marca numa história (e vice-versa) de modo sincero.