STORYTELLING NA LUTA CONTRA O CÂNCER



Quando se fala de histórias há alguns elementos que não podem faltar: protagonista, desejo, conflito, transformações. Dos contos de fadas às histórias criadas para marcas podemos identificar tudo isso. Algumas histórias nos tocam mais, outras menos, mas geralmente elas acabam ficando no plano da imaginação.

Só que quando a gente se depara com uma história real, esses elementos todos parecem mais fortes, mais profundos. A história do vídeo é de uma jovem sobrevivente de câncer. Ela é a personagem e o seu maior desejo era viver como qualquer outra pessoa de 19 anos gostaria. Mas esse desejo foi ameaçado por um  vilã que tem se mostrado impiedoso e ousado: o câncer.



O vídeo foi produzido a partir de um workshop em que sete jovens sobreviventes de câncer compartilharam suas histórias de vida, transformações, conflitos. A partir dessas histórias uma instituição que busca soluções inovadoras para o tratamento de doenças crônicas em jovens e crianças percebeu as necessidades desse público diante de um tratamento tão doloroso e por vezes longo. Além dessa história, há mais seis outras  aqui. Podem parecer pesadas, mas a vida real é assim mesmo.

Sempre quis ver cases de storytelling aplicado a causas. Esse me pareceu um bom exemplo de como as histórias de  pessoas que venceram uma doença podem ajudar não só a elas, mas a quem cuida delas e quem - infelizmente - vai ter de vencer esse obstáculo. Fica a inspiração para os storytellers brasileiros.

Related

storytelling; storytelling para causas; terceiro setor; storytelling em saúde; câncer; histórias de sobreviventes de câncer 1048783773591955464

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item