TEEN WOLF ENSINA UMA DESVANTAGEM DO FORMATO SERIADO



Se você acompanha a Storytellers sabe que entre os maiores desafios da atualidade está a impossibilidade de ser uma pessoa atualizada sobre todos os assuntos. Não existem bilionários na Economia da Atenção. Existem dezenas de milhares de coisas acontecendo todos os dias. A cada minuto o Youtube recebe dois dias de tempo em vídeo. Mesmo os grandes fenômenos às vezes escapam do radar e um exemplo disso para mim foi o seriado Teen Wolf.

Para começar, um seriado que comece com a palavra TEEN no nome automaticamente acabaria caindo de posição na lista de prioridade. Complica ainda mais se a segunda palavra do nome for WOLF. Pois é, mas talvez você seja um dos milhões de fãs da série, que tem angariado cada vez mais popularidade. O que nos leva a um ponto importante desse post: vou escrever sobre algo que nem vi. Normalmente eu jamais faria algo assim, mas esse caso é especial.

Uma das minhas redes sociais favoritas é o TUMBLR. Posso passar horas olhando para o celular,  varrendo a tela com o polegar. Existem milhares de referências geniais a várias histórias. Foi justamente assim que fiquei sabendo do Teen Wolf. Foi assim que mesmo sem assistir a sequer um episódio, eu já sabia da história toda e, assim como os milhões de fãs, eu também me surpreendi quando uma das protagonistas morreu: essa que está no centro da foto, aos abraços.

Em épocas de Game of Thrones, House of Cards e Homeland, a morte de um protagonista não pode ser considerada como algo imprevisível. Mas no caso de um seriado teen, acabou chamando a atenção. Então fui ler a respeito e aí veio uma segunda surpresa: não foi algo que estava no script.

Isso me lembrou o seriado Lost. Um personagem importante da trama, Mr. Eko, ainda tinha muita história para encenar, mas acabou sofrendo uma das mortes mais inexplicáveis da série. O motivo foi porque o ator não quis mais participar da história. Então os roteiristas tiveram que alterar os rumos planejados. Foi exatamente isso que aconteceu em Teen Wolf: a atriz pediu para sair.

Em formatos audiovisuais de longa duração, desses que podem durar mais de uma década, é muito difícil manter o elenco sob controle. Talvez algum desconhecido encontre um estrelato e fique caro demais para o budget, talvez algum decida mudar de país, talvez ainda uma doença pode entrar no caminho. Seja como for, essa é uma grande desvantagem do formato seriado - que está vivendo sua Era de Ouro nos Estados Unidos. O Brasil ainda tem muito o que aprender nesse formato, que tem que ter o ritmo de um filme, mas o fôlego de uma novela. Para quem está investindo em pilotos para esse formato, esse é mais um ponto de atenção: antes de tudo, escolher e amarrar bem esse elenco.

Related

teen wolf 1073312129575460472

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item