Ouro Preto vai virar livro de cultura pop



Autor está no município para conhecer histórias e lendas da região que vão compor a trama em torno de um assassinato. Com apoio do Sebrae, o professor Fernando R. R. Palacios pretende incentivar seus leitores a visitarem os cenários de fundo de sua história.


Quando se fala em História do Brasil mais de um capítulo é destinado a contar os fatos que ocorreram no Estado de Minas Gerais. Seja pela Inconfidência Mineira, a obra arquitetônica de Aleijadinho ou lendário Chico Rei. Agora, as ruas da histórica Ouro Preto, uma das principais cidades mineiras, vai servir de cenário para um livro de ficção.

“Será uma espécie de Código da Vinci que se passa pelas ruelas de paralelepípedos da cidade”, afirma o autor do livro intitulado O Ouro Preto, Fernando R. R. Palacios, da Storytellers. Segundo ele, a ideia base do livro é o mistério entorno de um crime. “Na obra, o personagem vem para Ouro Preto em busca de um tesouro e morre assassinado”, revela o autor.

De acordo com o professor, o objetivo do projeto não é um livro histórico sobre Ouro Preto, ou um simples guia turístico da cidade.  “O Ouro Preto será um livro de entretenimento de cultura pop que acontece em meio a história e com informações da cidade.”  

O projeto surgiu quando o professor foi convidado a ministrar um treinamento de Storytelling para a equipe do Sebrae-MG. Os alunos comentaram que a metodologia tinha muito a ver com a cidade de Ouro Preto, que tem como slogan 'onde todo dia é histórico'. Diante disso, o Sebrae-MG solicitou um projeto para a Storytellers, que propos algo inédito no Brasil. Projetos que aliam Storytelling e Place Branding são comuns na Europa e nos Estados Unidos, mas é a primeira vez que está sendo feito para um destino turístico nacional. O projeto prevê ainda uma marca-destino da cidade para disseminar o livro e seu local de origem. O Ouro Preto será o outdoor da marca pelo Brasil.



“Este projeto tem o objetivo de dar o devido valor histórico, cultural e turístico  um dos territórios que leva o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Ouro Preto é um dos maiores e melhores livros de história deste País”, afirma Maria de Fátima Magalhaes Tropia, assessora do Sebrae-MG.

Palacios está na cidade para conhecer a fundo suas histórias, lendas, costumes e modo de vida do povo de Ouro Preto. “Estou ouvindo muitas histórias, com diferentes versões para estimular ainda mais o meu imaginário e resultar num livro muito interessante. ”

O autor do livro faz um convite ao povo de Ouro Preto. “Se você conhece algum fato histórico, lenda, personagens ou estórias antigas, até com fantasmas, nos procure, quero conhecer tudo da cidade”.

Durante os 40 dias que ficará na cidade, Palacios reafirmou a importância de Tiradentes na história da cidade e como o personagem é marcante na vida dos moradores. A morte trágica do inconfidente mineiro fará parte da trama do livro. “Tiradentes foi enforcado, esquartejado, partes de seu corpo foram espalhados pela cidade e sua cabeça ficou exposta em praça pública. Quero o mesmo para o personagem do livro, mas com um assassino. ”

O lançamento do livro O Ouro Preto está previsto para o mês de dezembro. Até lá, você pode conferir o que Fernando R. R. Palacios está fazendo na cidade por meio de sua página de turismo https://www.facebook.com/proximamaravilha.


Foto: Fernando R. R. Palacios
Originalmente postado em  www.ouropreto.com.br



Related

turismo e storytelling 8491233096419831221

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item