STORYTELLING: POR QUE ISSO FUNCIONA?



Desde que comecei com essa história de contar história para marcas eu já vi todo tipo de reação sobre o que eu faço, ou estou tentando fazer. Já vi o desavisado ficar assustado e achar que conto história para boi dormir, já encontrei quem olha para mim como quem vê um unicórnio, já ouvi todo tipo de pergunta, já teve professor de faculdade achando que eu sou roteirista de cinema e é claro, já ouvi milhões de vezes a mesma pergunta: "Mas isso ai funciona?". Toda vez que alguém me pergunta isso eu penso - "funciona, é claro, funcionou pra tudo até hoje, você que não percebeu..." - mas a pergunta que é realmente importante na minha humilde opinião é: Por que isso funciona?

Queria oferecer uma reflexão aos leitores do blog, queria que lembrassem dos melhores filmes que já assistiram, ou livros, ou até revistas em quadrinhos, depois pensem nos melhores anos de sua vida, dias ou meses também servem. Achem o que todas essas coisas tem em comum, pensem em como as descrevem aos amigos quando falam delas. Agora pensem em seus ídolos, sejam eles seus pais, irmãos, cantores ou escritores prediletos e tentem de novo fazer o paralelo com todo o resto. Já descobriram o que eles tem em comum? 

O que liga tudo isso é a emoção, mesmo que sejam emoções diferentes, o melhor ano da sua vida está ligado ao amor, o melhor livro ou filme pode ser sobre esperança ou felicidade, seus ídolos são seus ídolos por que parecem entender suas emoções, dizer com sua arte o que você gostaria de entender e quem sabe dizer também. Histórias funcionam por que são sobre emoção, sobre as emoções que todos nós dividimos uns com os outros, sobre aquilo que nos faz humanos, aquilo que nos faz parte do mesmo grupo independentemente de pátria, religião e até time de futebol. Histórias funcionam pois atingem partes de nossas existências que não costumamos tocar. 

Bom, todo o texto acima surgiu do pensamento de que não adianta apenas contar uma história, criar personagens ou contratar atores e sair por ai achando que inovou na comunicação da empresa e agora vai criar uma legião de evangelistas que irão propagar sua história e sua marca. Para isso você precisa fazer com que as pessoas sintam alguma coisa, é preciso que elas se emocionem e queiram dividir suas emoções com o resto do mundo.  

Related

verdade humana 1637283247085977411

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item