LÁBIA MODERNA


Como usar as tĂ©cnicas dostorytelling para melhorar sua comunicação.
inicialmente publicada na Revista VocĂȘ S/A - por Alice Sosnowski

As empresas e os profissio­nais mais antenados nas novidades estĂŁo redesco­brindo o poder da narrati­va, tambĂ©m chamada de storytelling. Essa forma de co­municação busca envolver o in­terlocutor ou a audiĂȘncia e pode ser aplicada tanto para vender produtos e serviços quanto para engajar a plateia num projeto ou ideia. "A mensagem Ă© mais facil­mente absorvida quando vem embalada em uma boa histĂłria", garantem Bruno Scartozzoni e Fernando Palacios, professores do curso de inovação em storytelling da ESPM de SĂŁo Paulo. Uma histĂłria bem contada precisa ter personagem, conflito, transformação e sentimentos hu­manos. A tĂ©cnica funciona para publicitĂĄrios, profissionais de ven­das, que tĂȘm de motivar suas equipes, e marqueteiros. Abaixo, os itens de uma boa narrativa, o passo a passo do storytelling.

Arquétipo: Pode ser o herói, o rebelde, o mago ou o criador. O arquétipo, com suas virtudes e fraquezas, serå usado como base para a construção do protagonista.

TransmĂ­dia: SĂŁo di­versas histĂłrias de uma mesma trama criadas para diferentes mĂ­dias, como TV, internet e atĂ© apresentação em Power Point. Os conteĂșdos nĂŁo devem ser iguais.

Universo ficcional: SĂŁo lugares, cenĂĄrios, objetos e artefatos que dĂŁo consistĂȘncia Ă  histĂłria. É fundamental que a narrativa tenha um contexto.

Trama: O chamado plot, a estrutura narrativa com inĂ­cio, meio e fim, conflitos, resoluçÔes e superaçÔes. A trama potencializa os atributos da marca.

Personagem: É o protagonista da histĂł­ria, que vai revelar os sentimentos humanos. "Marcas nĂŁo contam histĂłrias. Personagens contam", diz Fernando Palacios, da ESPM.

Highconcept: É o clĂ­max da histĂłria­ a cena, o elemento catalisador que captura a atenção do pĂșblico e revela a mensagem que vocĂȘ quer transmitir.

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