LĂBIA MODERNA
Como usar as técnicas dostorytelling para melhorar sua comunicação.
inicialmente publicada na Revista VocĂȘ S/A - por Alice Sosnowski
As empresas e os profissionais mais antenados nas novidades estĂŁo redescobrindo o poder da narrativa, tambĂ©m chamada de storytelling. Essa forma de comunicação busca envolver o interlocutor ou a audiĂȘncia e pode ser aplicada tanto para vender produtos e serviços quanto para engajar a plateia num projeto ou ideia. "A mensagem Ă© mais facilmente absorvida quando vem embalada em uma boa histĂłria", garantem Bruno Scartozzoni e Fernando Palacios, professores do curso de inovação em storytelling da ESPM de SĂŁo Paulo. Uma histĂłria bem contada precisa ter personagem, conflito, transformação e sentimentos humanos. A tĂ©cnica funciona para publicitĂĄrios, profissionais de vendas, que tĂȘm de motivar suas equipes, e marqueteiros. Abaixo, os itens de uma boa narrativa, o passo a passo do storytelling.
Arquétipo: Pode ser o herói, o rebelde, o mago ou o criador. O arquétipo, com suas virtudes e fraquezas, serå usado como base para a construção do protagonista.
TransmĂdia: SĂŁo diversas histĂłrias de uma mesma trama criadas para diferentes mĂdias, como TV, internet e atĂ© apresentação em Power Point. Os conteĂșdos nĂŁo devem ser iguais.
Universo ficcional: SĂŁo lugares, cenĂĄrios, objetos e artefatos que dĂŁo consistĂȘncia Ă histĂłria. Ă fundamental que a narrativa tenha um contexto.
Trama: O chamado plot, a estrutura narrativa com inĂcio, meio e fim, conflitos, resoluçÔes e superaçÔes. A trama potencializa os atributos da marca.
Personagem: Ă o protagonista da histĂłria, que vai revelar os sentimentos humanos. "Marcas nĂŁo contam histĂłrias. Personagens contam", diz Fernando Palacios, da ESPM.
Highconcept: Ă o clĂmax da histĂłria a cena, o elemento catalisador que captura a atenção do pĂșblico e revela a mensagem que vocĂȘ quer transmitir.
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