5 melhores formas de conseguir uma publicação



Quem está começando no mundo da escrita uma hora ou outra terá seu romance finalizado. Quer dizer ou quase pronto pra publicação, se for este seu caso, antes de procurar uma publicação deixe sua obra um pouco de lado, deixe o tempo apurar seu senso de auto-crítica. Então faça uma boa revisão, antes de mandar para um editor.

Bem, está tudo certo agora? Vamos passar para o principal: a publicação. Existem várias formas de conseguir tirar sua história da cabeça para as prateleiras de sua estante.  Vou tentar enumerar os pontos fracos e altos de cada uma (e vocês podem completar com suas experiências nos comentários).

1 - Crowdfunding 

Fazer um crowdfunding é uma das possibilidades mais válidas.  Com ele você pode conseguir a quantia necessária para uma ótima publicação, inserir os custos de distribuição e finalização do livro como contratar um editor terceirizado, ilustradores ou capistas.  Pra quem isso funcione com efetividade o planejamento do seu "financiamento coletivo" e os objetivos dele devem estar bem esclarecidos, isso estará imediatamente ligado ao seu poder de atrair investidores. 

Sobre eles, os investidores, você precisará de uma comunidade engajada. Se for um blogueiro ou um professor de uma faculdade ou mesmo palestrante, será mais fácil. Mas se não for, se acalme, tem sites especializados que já tem sua própria comunidade em torno dos lançamentos, um deles é o Bookess - www.bookess.com


2 - Editoras tradicionais

Elas já tem toda sua estrutura de distribuição e comunicação & marketing. O que pode fazer seu livro ser lançado como bestseller ou receber destaques nas livrarias.  Mas não é tudo flores, editoras recebem kilos e mais kilos de emails com originais diariamente, então receber uma oportunidade de publicação por uma editora tradicional é raridade, a menos que o autor custeie tudo. Sim, você pode pagar pelos seus serviços e o valor pode variar de 4 a 28 mil reais dependendo do tamanho da editora -  quanto maior a editora, maiores as chances de seu livro alcançar o sucesso.  

Algumas editoras pequenas são, na verdade, gráficas. O que é bom pra quem não deseja ser um autor reconhecido e pretende apenas presentear seus parentes e amigos com uma obra. 


3 - Concursos literários 


Todo mês ouço falar de dezenas de concursos literários. São ótimas oportunidades para quem deseja começar uma carreira como escritor, sem contar o prestígio que vencer um concurso pode te conferir - vencendo alguns concursos certos, logo você atrai a atenção de editoras tradicionais. 
  
As chances de se destacar aumentam se você procura um concurso de gênero específico.  No Brasil concursos mais abertos (genéricos) tendem a não valorizarem Ficção e Fantasia em seu julgamento, nesses casos eu por exemplo só consegui um bom resultado em concurso temático.  Há concursos para poetas também, basta dar uma googlada que você encontra um neste mês. 


4 - kindle direct publishing


Algumas publicações podem ser feitas em ebook, nesse caso eu indico (altamente) o programa de auto publicação da Amazon, o KDP.  Nele os ganhos são relativamente interessantes.  Mas toda a estrutura de divulgação da sua obra fica por sua conta - apesar da Amazon oferecer participação em promoções, você deve investir por exemplo no Facebook Ads e montar uma fanpage para se promover.

Mesmo autores de editoras renomadas gostam de publicar seus contos e algumas outras obras na KDP que vem crescendo cada vez mais.  Pra quem não tem um designer de plantão o site oferece uma ferramenta de criação de capa, fica bem simples, mas funcional.  Acessem - kdp.amazon.com


5 - Coletâneas


É fácil encontrar pela web, editoras que vivem de coletâneas. Elas selecionam em um tipo de concurso o número de autores que desejam trabalhar para cada obra e eles compartilham os custos de edição da obra. Tem um pequeno contrato e você recebe um número X de livros impressos que pode vender com um pouco de lucro. 

Achando a editora e a coletânea certa você pode trilhar um ótimo caminho em sua jornada de escritor, algumas fazem lançamento em um coquetel com convidados.  Eu tenho boas experiências com a coletânea que estou participando e pretendo participar de outras. 


Mas e você? Já publicou por algum desses métodos que citei acima? Conta pra gente aqui nos comentários. 

Related

storytelling no marketing 4054446561521512245

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item