O que é transmídia e que isso tem a ver com você



O conceito ainda está em formação, mas sem você saber já faz parte do seu dia a dia.
Se você é formado em disciplinas como Comunicação, publicidade ou afins, já escutou falar sobre o termo transmídia em algum ponto da sua formação. Caso tenha se especializado em outras disciplinas ou trabalha em áreas totalmente aleias à comunicação, provavelmente nunca tenha escutado sobre o termo, mesmo sendo impactado por ele no seu cotidiano.

Transmídia no seu dia a dia

Entenda-se por transmídia a maneira como uma história é contada; ou seja, o uso de diferentes mídias para contar partes de uma narrativa. Ao usar diferentes recursos para o consumidor interagir com a marca, abre-se um novo mundo para ele, uma vez que ele terá vários pontos de entrada para conhecer diferentes aspectos da marca. Ao mesmo tempo, a marca  conseguirá atingir mais consumidores.
Um ótimo exemplo de transmídia que talvez ajuda a entender o porquê esse conceito faz parte do nosso cotidiano é as adaptações de livros para formatos como filmes, gibis, desenhos ou seriados. O objetivo a levar essa história para outros formatos é facilitar a conexão com outros públicos, nem tudo mundo consome os mesmos canais, e cada mídia tem algumas vantagens que permitem aproveitar o melhor dela para colocar a mensagem de uma forma tão fluida que parece natural ao conversar com o consumidor.

Por que falar de storytelling e transmídia?

O ato de contar histórias evolui a passos agigantados, inclusive mais do que o corpo humano, até porque com as novas tecnologias e canais que têm revolucionado a sociedade, não tem como continuar com as mesmas estruturas antigas se quer ser competitivo no mercado. A atenção do consumidor hoje está fragmentada, isto já é um baita desafio para a indústria do marketing e a publicidade.
A questão é como manter esse consumidor atento, engajado e motivado? Não há uma única resposta, mas a união transmídia e storytelling podem ser uma alternativa, partindo da premissa que toda comunicação fica ainda mais interessante se for usada uma  boa história. Grandes da indústria do entretenimento como JJ Abrams já entenderam isso e esse é um dos segredos do seu sucesso como um dos diretores mais respeitados na indústria cinematográfica.

Cases

Já falando de marcas, Coca Cola entendeu há muito tempo que a transmídia storytelling era o segredo para tornar à marca mais próxima dos seus consumidores. Hoje, a marcar é tão próxima que assim você não consuma refrigerante é inevitável não lembrar do urso das propagandas de natal, das latinhas que vinham com os nomes das pessoas, dos caminhões que chegavam em qualquer lugar do mundo para levar a magica da receita.
Será que temos algum case nacional de transmídia e storytelling? Certamente sim, e são mais conhecidos do que acreditamos. Contudo, cabe ressaltar o trabalho do roteirista e diretor Rodrigo Mac Niven e sua obra Olympia, uma vez que podem se considerar como destaque nacional nesse quesito. O HQ  e documentário basearam-se nas situações que estavam se passando no Rio de Janeiro em 2013, ambos contam uma história sobre verdades humanas que são vivenciadas no dia a dia, só que toda a narrativa é bastante fantasiosa mantendo o espectador cativado nos dois formatos.


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