Quais as ferramentas para a imersão narrativa?

By timbayo


"Eu quero escrever um game, sobre um ditador baseado em uma personalidade real. Como fazer isso de forma subjetiva?

Ora, as ferramentas que precisa são as figuras de linguagem: Metáforas, alegorias e outras que são empregadas nos textos como a farsa, desde a idade média." 



Esse diálogo acima foi inspirado em uma discussão que presenciei (e participei) essa semana em um grupo de desenvolvedores de games no FB.  É um hábito frequente de developers e game designers se pautarem em conhecimentos específicos de games para falar de Storytelling.

Com toda certeza o gameplay ou mecânica é essencial, aliás existem jogos feitos sem histórias - talvez com uma ficção mínima, sugestiva apenas.  - , então vamos desconsiderar estes dois conhecimentos nesse momento, sobrepondo a discussão da sua necessidade e focar na narrativa.

Independente do meio em que uma história aconteça, Storytelling é storytelling. Uma comédia é uma comédia e uma jornada heroica ainda é o monomito.  Pra escrever bem, uma boa narrativa primordialmente depende das ferramentas certas de imersão narrativa.  Os diálogos por exemplo, oriundos da dramaturgia, são essenciais para fazer um personagem se identificar com aquele jogo e com sua saga.  Mas ninguém vai aprender a escrever belos diálogos apenas consumindo jogos e sim, estudando obras de nomes como Quentin Tarantino.

No caso representado no diálogo acima a resposta foram simples figuras de linguagens, ferramentas próprias da nossa língua portuguesa, o que nos leva a perceber que não basta apenas dominar a gramática para escrever bem. Existe muito mais em uma história do que se pode imaginar.  O fato de você estar escrevendo seja para uma HQ, Cinema ou Game não exclui a necessidade de entender as bases do romance, da narrativa épica ou da morfologia dos contos de fadas.  Até porque se tiver uma conversa com grandes autores perceberão que eles te darão aulas sobre isso.

Quer mesmo saber quais são as ferramentas da imersão narrativa ou storytelling? Estude sobre a escrita. Quer mais uma ajuda? Fique atento aos cursos da Storytellers aqui


Related

OS CONCEITOS DE STORYTELLING 1396715406458198201

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item