STORYTELLING PARA ASSASSINOS VIRTUAIS




Histórias podem ser apresentadas de diversas maneiras, cada mídia com a sua própria característica, mas no fim das contas, se a narrativa for boa, qualquer leitor vai e divertir. Eu sempre gostei muito de revistas em quadrinhos, filmes e livros, para mim era o suficiente apenas ler ou ver as histórias, mas ultimamente tenho percebido que essa minha visão estava limitada demais e que tinham muitas histórias boas espalhadas em outras mídias e apresentadas de outras maneiras.

Nunca gostei muito de video-games. Isso mesmo, sou homem, tenho 23 anos e não tenho video-games, nem playstation, nem xbox, nem nenhum outro e até alguns meses atrás eu não tinha nenhum jogo instalado no computador, mas poe influência de amigos e da minha namorada, acabei instalando dois jogos na minha máquina para ver como eram apresentadas as histórias. O primeiro jogo com o qual tive contato foi com Diablo III, mas vou guardar essa experiência para outro post, hoje eu vou falar de Assassin's Creed.

O primeiro ponto que eu devo ressaltar sobre a narrativa da franquia é que apesar de ser uma história totalmente ficcional, os roteiristas souberam amarrar bem a narrativa pela qual passamos com o personagem aos fatos históricos em que estamos inseridos durante a aventura. Os nós narrativos com os fatos históricos são capazes de apelas e chacoalhar as teorias da conspiração até nos jogadores mais céticos.

Outro ponto que deve ser mencionado quando falamos, não apenas de Assassin's Creed, mas de jogos de video-game em geral é que a criação do universo deve ser detalhada, e a narrativa desse construída de maneira que não importa qual a atitude tomada pelo jogador a história continuará sendo contada. Os personagens tem de ser bem apresentados para que possamos nos relacionar com eles emocionalmente e nos envolver na história a ponto de abstrair nossos conhecimentos mais básicos sobre biologia ou física. Em alguns momentos, a história te convence de que você está voando, mesmo que esteja sentado na cadeira do seu escritório.

Enfim, ainda estou em período de estudo quando falo de jogos, mas devo tirar o meu chapéu para os roteiristas dessas histórias. Storytelling de qualidade e com interatividade.

O vídeo abaixo apresenta um dos jogos da série, Assassin's Creed, só para quem não conhece poder ver um pouco da história.


Related

video-game 2961186081746650155

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item