3 lições de planejamento que sobreviveram a duas décadas



Dia desses acabou o carnaval, hoje foi a vez do verão e agora, logo mais o trimestre e por incrível que pareça ainda tem gente esperando o ano começar enquanto outros não vêem a hora de acabar. Seja como for, a questão é o quanto você planeja adiante?


Conversei hoje com uma amiga que mora na Dinamarca. Ela disse que pra eles não estamos em março, mas na semana 11. Diz ela que os nórdicos já estão com tudo planejado até agosto.


Não sou desses. Estou vivendo como nômade digital e sequer sei onde estarei daqui duas semanas. A ironia do destino é que comecei minha carreira como planner e planejar sempre foi um talento natural.


Depois de alguns anos e algumas centenas de projetos planejados com sucesso, aprendi 3 coisas que continuam valendo mesmo duas décadas depois:


1. Aprender a planejar muda a vida de qualquer pessoa. É um tipo de encadeamento lógico que você leva pro dia a dia e causa uma revolução na forma de ver a atuar no mundo.


2. Mais importante do que planejar é replanejar. Por mais bem pensado que seja, pelo menos 30% das variáveis lo são imprevisíveis. Planejar pode levar meses. Replanejar tem que ser num piscar de olhos.


3. É impossível planejar uma inovação disruptiva. Se nunca foi feito, não tem como parametrizar. Nesses casos, o melhor a fazer é escaletar - um conceito que aprendi anos depois que deixei de ser planner e me tornei roteirista.


Estou vivendo nesse terceiro momento, me lançando de cabeça numa iniciativa disruptiva. Vou colocar em jogo mais de uma década de conhecimento acumulado como Pedro Álvares Cabral do Storytelling. Um projeto sem igual no campo do marketing digital.

Se quiser acompanhar, assine a newsletter. Você ainda recebe uma aula secreta.


 

Related

planejamento 2368888836844889514

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item