[STORYCASE#2] ANÁLISE DA PEÇA PUBLICITÁRIA “O QUE VEM PRIMEIRO PARA VOCÊ EM 2023?”

Mais um storycase. A marca da vez agora é o Bradesco.

Novamente análise de um anúncio de banco? 

Sim, exatamente. Mas é apenas uma coincidência.

Explico!

No início da semana, uma colega de trabalho comentou que havia assistido ao novo “comercial” do Bradesco e tinha achado muito interessante. Completou informando que permaneceu assistindo o anúncio no youtube pois havia gostado do início do vídeo e queria saber quem estava por trás do dele.

Foi então que, só no final, descobriu se tratar de um anúncio do Bradesco.

Aquilo me chamou a atenção e, logo, fui ver o vídeo no youtube. Sendo assim, pude constatar alguns pontos interessantes (do ponto de vista de storytelling). Quero compartilhar com você.

Antes, porém, assista ao vídeo, se ainda não o conhece.

Agora vejamos👇

TRILHA SONORA 


Quando se trata de histórias contadas em formato audiovisual, a música é um recurso fundamental para que a mensagem transmitida chegue com mais impacto para a audiência.

No livro “Música, inteligência e personalidade”, Minh Dung Nghiem diz que a música é uma linguagem capaz de modificar o humor e as emoções no processo de transmissão de informações. Além de ser um recurso educativo, subversivo ou terapêutico.

Do ponto de vista do ritmo, no vídeo do anúncio, a escolha da trilha convida a audiência a acalmar suas inquietações. Sendo assim, com uma sonoridade tranquila é criado um ambiente  propício à reflexão dos nossos próprios atos em diversos contextos.

Isso fica ainda mais claro se fizermos o seguinte exercício imaginativo: imagine esse mesmo vídeo com as batidas do Olodum como trilha sonora.

Assim, parece ter algo dissonante, não é mesmo?!

Desta forma, a escolha da trilha sonora deve estar em consonância com a mensagem transmitida na história.

VÁRIAS HISTÓRIAS NUM SÓ ANÚNCIO


Um dos importantes objetivos da utilização de narrativas estratégicas é gerar identificação com a audiência.

Nessa seara, o Marketing do Bradesco foi muito assertivo ao compilar no vídeo seis esquetes, isto é, seis cenas dramáticas que, embora curtas, apresentam os elementos básicos de storytelling e dão margem para uma reflexão mais aprofundada dos temas abordados.

No final das contas, são seis histórias com vários personagens vivenciando experiências fictícias comumente experimentadas, por nós, na vida real.

Com isso, o Bradesco abre um leque de possibilidades quando se trata de gerar conexão com o seu diversificado público.

ELEMENTOS BASILARES DAS HISTÓRIAS


Toda história deve possuir basicamente: personagens, ambientes onde a trama se passa, evento incitante, conflito(s) e transformação(ões) do(s) personagem(ens).

Diante de todos esses elementos, talvez seja difícil acreditar que eles possam aparecer numa esquete de poucos segundos, não é mesmo?!

Sim, é possível, e vimos isso no anúncio.

Por exemplo, a primeira esquete possui:

➡️PERSONAGENS: O rapaz e o idoso.

➡️AMBIENTE: Corredor entre apartamentos e elevador.

➡️EVENTO INCITANTE: Porta do elevador se fechando (fato que, atrelado a correria do rapaz, nos faz intuir que - no mínimo - ele está atrasado para um compromisso).

➡️CONFLITO: O surgimento do idoso em vagarosa direção ao elevador coloca o rapaz diante do dilema de esperar ou não até que o senhor alcance a porta.

➡️TRANSFORMAÇÃO: O rapaz, ainda que esteja atrasado, resolve ceder e esperar o idoso chegar até o elevador.

Contudo, essa análise pode ser aplicada nas outras cinco esquetes.

Por fim, tudo isso fez com que o vídeo do anúncio rapidamente chegasse a milhões de views e possuísse vários comentários positivos no youtube. 

Já no Instagram o cenário é um pouco diferente. Lá muitos clientes aproveitaram para expressar as suas insatisfações com o Banco, fato que não retira, a meu ver, o brilho da bela peça publicitária da campanha de final de ano.

Agora me diz aqui: o que achou do vídeo depois de ler essa análise?

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